CANPAT 2022 realiza live com novidades sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos

A data escolhida, 28/04, é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Publicado em 25/04/2022 16h30

No dia 28 de abril, a partir das 9h30, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) realizam novo evento on-line da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2022. A data escolhida é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e também é considerada o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Tendo em vista o tema da Campanha deste ano, intitulada “Gestão de Riscos Ocupacionais”, a live trará diversas novidades elaboradas pela SIT sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que irão beneficiar trabalhadores, empregadores e profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho.

“O dia 28 de abril é emblemático para todos os prevencionistas, uma vez que homenageamos as vítimas de acidentes do trabalho. E neste ano, acredito que não há melhor forma de marcar a data do que lançando diversas iniciativas que irão contribuir com o ambiente de trabalho seguro e saudável”, afirma Romulo Machado e Silva, Subsecretário de Inspeção do Trabalho.

O evento acontece a partir das 9h30 pelo Canal de Youtube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (youtube.com/enit-escola).

Lançamentos sobre o PGR

Entre as novidades que serão apresentadas durante a live da CANPAT, estão a ferramenta gratuita e on-line para elaboração do PGR nos setores de panificação e açougue e o sistema para Declaração de Inexistência de Riscos, além de um estudo da Coordenação-Geral de Segurança e Saúde (CGSST/SIT) sobre Acidentalidade no Brasil.

O evento também trará uma apresentação sobre a Fiscalização do PGR, com boas práticas e equívocos em relação à elaboração do Programa de Gestão de Riscos já encontrados pela auditoria-fiscal do Trabalho em ações fiscais nesses primeiros meses de vigência da Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

CANPAT 2022

Embora a CANPAT aborde aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a cada ano a Campanha tem o propósito de provocar debates específicos. Assim, a CANPAT 2022 pretende aprofundar aspectos da Gestão de Riscos Ocupacionais, em consonância ao início de vigência, em janeiro deste ano, da nova Norma Regulamentadora n° 01.

28 de abril – Abril Verde

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a Data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

 

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket