INSS disponibiliza consulta sobre decisões administrativas de benefícios para empregadores

Serviço será disponibilizado por meio do sítio do Instituto Nacional de Seguro Social nas opções de serviços para empresas.

Publicado em 11/05/2022 16h45

Publicada nesta terça, (10), a Portaria DIRBEN/INSS Nº 1.012 altera a Portaria DIRBEN/INSS Nº 993, de 28 de março de 2022 que aprova normas procedimentais de Benefícios, disciplinando a aplicação prática do Processo Administrativo Previdenciário no INSS.

A alteração garante que empresas privadas e entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados e Municípios, que possuam em seus quadros ocupantes de cargo, emprego ou função pública, tenham acesso às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados, resguardadas as informações consideradas sigilosas.

Até então, esse serviço estava disponível apenas para os casos onde o segurado requeria o benefício de auxílio doença. Com a mudança, podem ser consultados pelas empresas privadas os casos de aposentadoria especial e todos os tipos de aposentadorias pelos entes públicos.

A consulta será disponibilizada por meio do sítio do Instituto Nacional de Seguro Social – https://www.gov.br/inss/pt-br/servicos/empresas.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket