Live abre a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2022

Evento tem como tema a “Gestão de Riscos Ocupacionais”

Publicado em 12/04/2022 17h03

Identificar perigos, avaliar riscos e prevenir acidentes e doenças no trabalho. Esse é o lema da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) deste ano, lançada na manhã de terça-feira (12/04), durante live realizada no Canal de Youtube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT).

Embora a CANPAT aborde aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a cada ano a Campanha tem o propósito de provocar debates específicos. Assim, a CANPAT 2022 pretende aprofundar aspectos da Gestão de Riscos Ocupacionais, em consonância ao início de vigência, em janeiro deste ano, da nova Norma Regulamentadora n° 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

“A CANPAT está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho e na NR-01, com o objetivo de construir ações articuladas e em conjunto com diversos parceiros para implementar uma cultura prevencionista. É fundamental que a sociedade seja engajada em prol de ambientes de trabalho saudáveis e seguros, que também impactam no aumento da produtividade e renda dos trabalhadores”, afirmou o Secretário de Trabalho, Luis Felipe Batista de Oliveira, durante a abertura da live.

As ações da Campanha estão a cargo da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e serão  realizadas de abril a dezembro, por meio de eventos presenciais e on-line, como palestras, debates e capacitações, voltadas a trabalhadores, empregadores e profissionais de segurança e saúde no trabalho. Haverá também operativos fiscais em todas as regiões do país.

O evento contou também com a participação da Ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho, que ressaltou a importância da prevenção das doenças no trabalho decorrentes da pandemia da Covid-19.

“A grande maioria dos acidentes são previsíveis segundo especialistas e, portanto, passíveis de prevenção. Houve progressos nas últimas décadas, mas a pandemia agravou sobretudo questões relacionadas à saúde mental do trabalhador. Assim, com as crises atuais no mundo do trabalho, o diálogo social é a única saída. Desta forma, a CANPAT é importante e oportuna”, disse a Ministra, que também é Coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro.

Já a sinergia entre os diversos parceiros envolvidos nas ações da Campanha foi destacada pelo Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado, como o grande diferencial para o êxito da iniciativa.

“Observamos ano a ano a redução da curva de acidentalidade, mas isso não significa que temos um cenário satisfatório. Devemos seguir. A união de instituições, prevencionistas, trabalhadores, empregadores, enfim, de toda a sociedade vai acelerar a melhoria das condições dos ambientes de trabalho”, ressaltou o Subsecretário de Inspeção do Trabalho.

A mesa de abertura virtual da CANPAT 2022 contou, ainda, com a participação de Martin Georg Hahn, Diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil; Cirlene Zimmermann, Procuradora do Trabalho; Erika Alvim de Sá Benevides, Diretora de Pesquisa Aplicada da Fundacentro; e de representantes das bancadas de empregadores e trabalhadores da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), respectivamente, Rafael Ernesto Kieckbusch  e Washington Aparecido dos Santos.

A programação da live de lançamento da CANPAT 2022 também teve uma palestra do Auditor-Fiscal do Trabalho Luiz Carlos Lumbreras Rocha sobre “Gestão de Riscos Ocupacionais”, bem como uma apresentação do AFT José Almeida Júnior, gestor da CANPAT, sobre resultados do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas 2021.

Houve também uma palestra do Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, sobre o novo modelo estratégico de atuação da inspeção do Trabalho e foi divulgado o calendário da CANPAT 2022, que prevê pelo menos a realização de 14 eventos. O próximo será no dia 28 de abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Números da CANPAT em 2021

Em 2021, a CANPAT realizou 12 eventos on-line, totalizando mais de 270 mil visualizações, além de duas edições do evento “Semana Capacita SIT”, aberto ao público em geral, mas com foco a capacitar profissionais de segurança e saúde no trabalho.

Somente a live de abertura da CANPAT 2022 obteve um crescimento de 49% em relação ao evento do ano passado, totalizando mais de 8 mil visualizações e 2.500 participantes simultâneos.

Para conferir a live na íntegra, acesse.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket