Live vai abrir a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – 2022

Encontro será dia 12. Tema do ano é Gestão de Riscos Ocupacionais

Publicado em 05/04/2022 18h30

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) realiza, na próxima terça-feira (12), a partir das 9h30, a abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) de 2022, cujo tema é Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho.

“A CANPAT 2022 é acima de tudo um instrumento para disseminar conhecimento sobre a nova ferramenta que o Programa de Gerenciamento de Riscos representa. Vamos aproveitar essa importante iniciativa para informar e tirar eventuais dúvidas, em prol da prevenção de acidentes e doenças no trabalho”, diz o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva.

Além da abordagem dos aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a CANPAT 2022 pretende aprofundar os debates sobre a Gestão de Riscos Ocupacionais, em consonância ao início de vigência, em janeiro deste ano, da nova Norma Regulamentadora n° 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

“O Programa de Gerenciamento de Riscos, comumente chamado de PGR, inaugura um novo marco na gestão de riscos ocupacionais. Com a nova norma, temos a expansão do atual rol de riscos a serem avaliados e positivados no PGR. Se antes apenas os riscos físicos, químicos e biológicos eram avaliados por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, agora, haverá a gestão de todos os riscos ocupacionais com o PGR. Tanto neste primeiro evento quanto ao longo de todo ano, vamos trazer abordagens detalhadas para auxiliar trabalhadores, empregadores, seus representantes, profissionais que atuam na área de SST e toda a sociedade, na compreensão e aplicação da norma”, explica o auditor-fiscal do Trabalho José Almeida Júnior, gestor da Campanha na SIT.

O evento de abertura será transmitido no próximo dia 12, a partir das 9h30, no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho no Youtube, pelo link https://youtu.be/7yAVMh5MyZo.

CANPAT

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que existe desde 1971, se traduz em um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista.

28 DE ABRIL – ABRIL VERDE

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a Data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket