Maiores bancos do país já estão integrados à plataforma gov.br

Ao todo, nove instituições financeiras já estão integradas à plataforma de relacionamento do cidadão com o Governo Federal

Publicado em 12/04/2022 20h17

As maiores instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma de relacionamento do cidadão com o governo brasileiro, o gov.br. Nesta semana, correntistas do Itaú Unibanco e do Agibank passaram a acessar serviços públicos federais usando login e senha do seu banco. A medida facilita o acesso, pois o cidadão não precisa mais memorizar novas senhas, e permite que o usuário do gov.br já ingresse na plataforma com nível de segurança prata. Esse é um nível que dá acesso aos 4,9 mil serviços públicos disponíveis no gov.br, inclusive aos que exigem maior segurança na identificação das pessoas, como, por exemplo, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, da Receita Federal, o Valores a Receber, do Banco Central, e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo, já são nove instituições financeiras integradas ao gov.br – além de Itaú e Agibank, o Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco. O procedimento do correntista nesses diferentes bancos é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no gov.br [acesso.gov.br], o usuário visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’. A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no gov.br, basta a validação bancária.

Todos os correntistas do Itaú e do Agibank – este último pagador de benefícios do INSS e focado no público 50+ – agora têm como entrar no gov.br e clicar na logo do banco para acessar os serviços públicos. O acesso à validação bancária para todas essas instituições integradas ao gov.br ocorre tanto no formato web quanto pelo aplicativo gov.br.

Por que ter conta no gov.br

Facilidade, agilidade e comodidade são alguns dos principais benefícios que os usuários obtêm ao se cadastrar no gov.br. Já há 128 milhões de pessoas cadastradas, com acesso simplificado aos serviços públicos do governo – 74% deles hoje totalmente digitais. Ao abrir no gov.br sua conta, que é gratuita, o usuário é no mínimo nível bronze, que permite acesso a uma boa quantidade de serviços. Os serviços considerados mais sensíveis, entretanto, exigem conta prata ou ouro.

Fonte: Governo do Brasil

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket