Meu INSS registra 29,4 milhões de acessos em fevereiro de 2022

Pela Central de Serviços, cidadãos podem acessar mais de 100 serviços digitais do INSS

Publicado em 17/03/2022 11h42 Atualizado em 17/03/2022 12h32

Alguns cliques e o atendimento no alcance das mãos. Logo, a consulta de extratos, de resultado de Benefícios por Incapacidade e a simulação da tão esperada aposentadoria se tornaram os serviços mais acessados no Meu INSS no último ano. Classificada entre os cinco aplicativos para celular mais baixados do gov.br em janeiro de 2022, a Central de Serviços, também acessada em meu.inss.gov.br, registrou, no primeiro mês do ano, 25,8 milhões acessos e, em fevereiro, outros 29,4 milhões. Por meio do canal, é possível acessar mais de 100 serviços digitais do INSS.

Além dos serviços, o Meu INSS também garante facilidade na hora de solicitar os benefícios. E isso – em 2021, ano em que as pessoas precisaram continuar em casa para proteger a saúde – trouxe para a plataforma 455 milhões de acessos; número que revela como o atendimento remoto foi importante para garantir o reconhecimento de direitos, a manutenção e o pagamento de benefícios aos cidadãos.

O conhecido auxílio-doença, o benefício assistencial à pessoal com deficiência, o salário-maternidade e a pensão por morte urbano encabeçaram o ranking dos benefícios mais pedidos pela internet, sendo a maior parte dos requerimentos feita por aparelho móvel, com 72% dos processos feitos – exatamente – da palma da mão.

E sabe o que o Meu INSS tem de melhor? Primeiro que o atendimento é feito sem a necessidade de deslocamento até uma agência física; depois, que é tudo mais rápido, tanto que o tempo gasto na plataforma é, em média, menor que cinco minutos. E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro, explica o passo a passo para todos os serviços.

Criada para facilitar o acesso da população aos serviços do INSS, sobretudo devido às medidas de isolamento social decorrentes da pandemia, a assistente virtual realizou mais de 1,9 milhão de atendimentos em janeiro deste ano e repetiu a marca em fevereiro. Ao todo a Helô contabilizou 16,6 milhões de interações – mensagens trocadas – com os cidadãos em janeiro e 16,3 milhões em fevereiro de 2022.

Entre os serviços mais buscados do último mês de quem procura a assistente virtual, estão benefícios e serviços, extratos, certidões e declarações, perícia médica e senha do Meu INSS. Desde sua criação, em maio de 2020, a Helô já realizou mais de 37,5 milhões de atendimentos virtuais à população do País.

Clique aqui para acessar o Meu INSS pela internet. Para falar com a Helô, basta apertar o botão no canto inferior direito da tela.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

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