Ministro do Trabalho e Previdência destaca desafios e recuperação econômica no Brasil

Durante a 4ª Cúpula Ministerial sobre Produtividade, Oliveira citou reformas e políticas públicas que ajudaram a retomada da força de trabalho no país

Publicado em 23/06/2022 14h50

“A valorização da nossa força de trabalho está intrinsicamente ligada ao incremento dos níveis de produtividade da economia”, afirmou o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, durante reunião da 4ª Cúpula Ministerial sobre Produtividade, na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília. Durante essa semana, o Governo brasileiro e a OCDE organizaram uma série de eventos para promover discussões sobre o Brasil, a América Latina e o Caribe em uma ampla gama de tópicos.

Em sua participação, Oliveira destacou os programas criados pelo Governo brasileiro, em especial o Auxílio Emergencial, medida fundamental para garantir a manutenção de empregos formais no país durante a pandemia da Covid-19. “Ao formular políticas públicas direcionadas especificamente aos grupos mais vulneráveis, como trabalhadores informais, trabalhadores de baixa qualificação profissional, jovens e mulheres, estamos construindo um ambiente de trabalho mais equitativo. As desigualdades serão revertidas na medida em que todos se sintam efetivamente inseridos e com direitos reconhecidos no mercado de trabalho”.

Oliveira ainda citou o programa Crescimento Verde, lançado em outubro de 2021, como comprometimento do país em trabalhar de forma sustentável. A medida visa facilitar a transição para a economia de baixo carbono e estimular a captação de recursos públicos e privados, sobretudo internacionais, destinados ao desenvolvimento da sustentabilidade e da economia verde.

O ministro finalizou destacando a importância da OCDE para o crescimento econômico da região. “Tenho a certeza de que essa cúpula, organizada em conjunto com o governo brasileiro, altos funcionários da OCDE e países da América Latina e Caribe, organizações internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil, é exercício estratégico para a promoção da integração produtiva sustentável e centrada no ser humano”.

Além de Oliveira, a mesa da 4ª Cúpula Ministerial sobre Produtividade foi composta pelo secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann; o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys; e o secretário de comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Sarquis José Buainain Sarquis.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

 

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket