Ministro Oliveira participa de painel temático com ministros do Trabalho da OCDE, em Paris

Hoje, foram abordadas as divisões socioeconômicas nos mercados de trabalho e nas sociedades e as políticas para reverter as desigualdades existentes

Publicado em 07/06/2022 18h51 Atualizado em 07/06/2022 18h59

Ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico e países parceiros, entre eles o Brasil, estão reunidos em Paris, para a realização da Reunião Ministerial da OCDE sobre Emprego e Trabalho. Os objetivos do encontro são compartilhar as lições da gestão da crise do Covid-19, avaliar as consequências sociais e também discutir as políticas necessárias para orientar a recuperação para um futuro mais inclusivo e sustentável.

O tema do painel que teve a participação do ministro do Trabalho e Previdência do Brasil, José Carlos Oliveira, nesta terça-feira(7), foi “Trazendo todos a bordo: Revertendo desigualdades crescentes”. Foram abordadas as divisões socioeconômicas nos mercados de trabalho e nas sociedades e as políticas para reverter as desigualdades existentes e trazer todos a bordo na recuperação.

Retomada econômica inclusiva
Em sua manifestação, o ministro brasileiro ponderou a importância das políticas públicas implementadas durante a pandemia, que garantiram a manutenção de emprego e renda, como o BEM-Benefício Emergencial e o PRONAMPE. Ele também destacou o Auxílio Emergencial, benefício direcionado a trabalhadores informais, autônomos ou desempregados, que alcançou 68 milhões de pessoas e serviu de base para o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda sem precedentes no mundo.

Sobre a busca da igualdade de oportunidades para homens e mulheres, o ministro Oliveira afirmou que o governo vem tomando várias medidas nesse sentido, inclusive regulamentando o teletrabalho, que permite jornadas de trabalho mais flexíveis e favorece as mulheres. “O Ministério do Trabalho e Previdência Social, que tenho a honra de chefiar desde março último, adotou uma série de medidas para reduzir a discriminação da mulher no mercado de trabalho. O apoio à parentalidade, sobretudo na 1ª infância, e o estímulo ao acesso das trabalhadoras a postos de liderança, com remunerações correspondentemente mais elevadas. Dessa forma, esperamos obter uma retomada econômica mais inclusiva”, disse o ministro.

“Mercados de trabalho pós-COVID”
O ministro Oliveira também participou de um almoço oferecido pela OCDE aos Ministros de Trabalho e de uma reunião com o ministro de Trabalho da Áustria, Martin Kocher. À noite aconteceu uma recepção de networking ministerial e jantar da OCDE.

A programação da Reunião Ministerial da OCDE sobre Emprego e Trabalho segue amanhã. O ministro do Trabalho e Previdência do Brasil discursa durante o painel ministerial “Mercados de trabalho pós-COVID: estamos emergindo mais verdes e mais inclusivos?”. A reunião terá transmissão aberta, após cadastro, no site da OCDE: https://oecd-events.org/employment-ministerial-2022/en/session/dc003177-41cf-eb11-94b3-000d3a21a507

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket