Ministro Oliveira representa o Brasil e discursa na 110ª Conferência Internacional do Trabalho

Além de mencionar os programas para manutenção de emprego durante a pandemia, o ministro ressaltou que somos o país com a maior queda de desemprego, entre os países do G-20, nos últimos 12 meses

Publicado em 06/06/2022 17h29

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, falou esta manhã (10h20 Genebra/6h20 Brasília) na 110ª Conferência Internacional do Trabalho, que iniciou dia 27 de maio e vai até o dia 11 de junho, em Genebra, na Suíça.

A CIT, que define as normas internacionais do Trabalho e as políticas gerais da Organização Internacional do Trabalho, é um fórum para a discussão de questões sociais e trabalhistas fundamentais. Cada um dos 187 Estados membros é representado por uma delegação tripartite: governos, empregadores e trabalhadores. É a única organização internacional com esta característica.

Segurança e saúde no trabalho, aprendizagem, bem como economia social e solidária estão entre os temas da agenda desse ano na Conferência.

No pronunciamento, o ministro Oliveira falou sobre as ações do governo durante a pandemia, que conciliaram a manutenção de emprego e renda com políticas emergenciais de saúde pública. Entre essas ações, mencionou o Auxílio Emergencial, o Pronampe e também o Benefício Emergencial, que assegurou recursos adicionais para preservar 11 milhões de trabalhadores no mercado formal.

“Somos o país com a maior queda de desemprego, entre os países do G-20, nos últimos 12 meses. Com pouco mais de 10% de taxa de desemprego, este é o melhor índice do País nos últimos 6 anos. São mais de 96 milhões de indivíduos ocupados no mercado de trabalho, um recorde histórico. Só no ano passado foram formalizados 2,7 milhões, maior patamar em mais de 10 anos. Não paramos aí, pois até abril de 2022, acrescentamos outros 800 mil postos formais de trabalho. Como alcançamos esta marca? Mediante compromisso inequívoco com 3 pilares: flexibilização, desburocratização e transformação digital no mercado de trabalho”, destacou o ministro.

Assista o vídeo abaixo e confira a íntegra do discurso do ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, na 110ª CIT.

Agenda complementar

No domingo à noite, o ministro Oliveira, acompanhado por integrantes da comitiva do Ministério do Trabalho e Previdência, e demais componentes da delegação tripartite estiveram em recepção de alinhamento oferecida pelo Delegado Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador Tovar Nunes. O evento foi na Residência Oficial do Brasil em Genebra.

A programação do almoço dessa segunda-feira foi com Ministros do Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O tema principal do encontro foi a cooperação técnica para impulsionar a troca de experiências em educação profissionalizante. O Brasil é modelo para o mundo em qualificação de trabalhadores no sistema S – SESC/SESI/SENAI.

Assista!

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket