Startups têm até o dia 15 de maio para participar do Capital Empreendedor e buscar investidores

O programa do Sebrae já apoiou 125 empresas que conseguiram captar R$ 90 milhões em investimento para diferentes estágios de desenvolvimento do negócio

Publicado em 05/05/2022

O programa Capital Empreendedor, desenvolvido pelo Sebrae, tem sido fundamental na trajetória de startups que buscam o apoio de investidores para impulsionar seus negócios. É o caso da startup SYN, uma plataforma que nasceu com o propósito de democratizar o acesso da população às cirurgias particulares. Segundo a CEO da startup, Ana Lemos, ao fim do ciclo do ano passado, em 2021, a startup havia realizado 300 mil cirurgias. De lá para cá, após a participação no projeto, a empresa já soma mais de 2,6 milhões de cirurgias. A CEO argumentou que o Capital Empreendedor foi um divisor de águas, muitas coisas eram feitas intuitivamente, sem preparo. Nesse sentido, o Programa foi essencial para a reestruturação do modelo de negócio. A gente aprendeu sobre finanças, gestão de pessoas, LGPD, entre tantos outros assuntos”, relatou. Um aprendizado importante que ela absorveu da trajetória é que o empreendedor precisa estruturar sua tese de investimento. “Quanto eu quero de recursos, para que eu quero esse investimento e quem eu quero buscar como parceiro investidor”, pontuou.

O Capital Empreendedor é estruturado em diferentes etapas. Na primeira, startups interessadas podem se inscrever para participar de um processo de seleção que vai indicar 360 startups de todo o país. As classificadas participam, então, de workshops e de uma oficinas de pitch, etapas compostas por onze encontros online, que acontecerão entre os meses de junho e agosto. Após esse estágio, haverá a seleção de 120 empresas que passarão pela etapa de mentorias individuais e coletivas. Finalizando esse processo, o Sebrae vai levar 60 startups para a etapa final, em dezembro, em São Paulo, onde haverá a apresentação para potenciais investidores.

Esse ano, 12 estados participam da iniciativa (AM, ES, MG, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, RO, SC e SP). Segundo a analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Maria Auxiliadora, o Capital Empreendedor, em suas quatro edições, já capacitou 749 empresas, distribuídas em 25 estados, com 11.200 horas de conteúdo. “Temos 125 empresas que já contaram com investimentos de R$ 90 milhões, em todos os estágios, desde subvenção, aceleradoras, investimento anjo, plataformas de crowdfunding de investimentos e fundos de investimentos”, avalia Auxiliadora. A inscrições para o ciclo 2022 seguem até o dia 15 de maio. Podem participar as startups com CNPJ que já estejam faturando e que se encontrem nos estágios de tração e operação. Os interessados podem acessar o link: https://www.capitalempreendedor2022.com.br/

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Fonte: Sebrae

Compartilhe isso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

#Assuntos

#Tags

Shopping Basket