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Comitiva da CAIXA visita municípios atingidos por ciclone no Rio Grande do Sul

Publicado em 09/09/2023


Presidenta Maria Rita Serrano e mais cinco vice-presidentes chegam a Porto Alegre neste domingo (10). Banco reforça ações de apoio

A presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, e mais cinco vice-presidentes chegam a Porto Alegre neste domingo (10) para visitar parte dos municípios antigidos por um ciclone no Rio Grande do Sul. Além de conferir de perto as necessidades da população local, a comitiva vai reforçar as medidas de apoio já anunciadas pelo banco na última sexta-feira (8).

Serrano integra ainda a comitiva do Governo Federal comandada pelo Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que fará um sobrevoo na região castigada pelas fortes chuvas.

Medidas CAIXA

Na última sexta-feira (8), a CAIXA anunicou uma série de medidas de apoio aos municípios atingidos por ciclone no Rio Grande do Sul. Para o pagamento do Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as autoridades locais para agilizar a liberação dos valores aos trabalhadores.


Além da assessoria técnica, a CAIXA vai disponibilizar aos clientes condições especiais em linhas de crédito, pausa nas prestações de contratos habitacionais e fluxo facilitado para acionamento de sinistros pela CAIXA Seguridade.


A CAIXA apoia a campanha da ONG Moradia e Cidadania para auxiliar as famílias atingidas pelo ciclone. As doações podem ser feitas por meio de depósito em conta (CAIXA, agência 0428, operação 003, conta 734-1) ou do PIX: CNPJ – 01.285.730.0017-06. A ONG foi criada por representações de empregados do banco.


As ações acontecem após o reconhecimento pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) da situação de calamidade dos municípios e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.


Assessoria técnica aos municípios


A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.


As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outras.


Contratos habitacionais

A CAIXA possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco. As prestações são incorporadas ao saldo devedor dos clientes.


O banco também oferece suporte imediato aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações.


Condições especiais para clientes

A CAIXA oferece ainda condições especiais em linhas de crédito para clientes pessoa física e jurídica.


Para os clientes pessoa física, o banco oferece:

  • Aumento de prazo, revisão das taxas e possibilidade de carência no crédito consignado, de acordo com as regras de cada convenente;

  • Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;

  • Dispensa dos encargos de renovação nas operações de penhor de forma automática;

  • Contratos de crédito comercial PF (CDC ou contrato de renegociação) com pausa de até três meses;

  • CDC com carência de até 60 dias e prazo de até 72 meses para amortização.


Para clientes pessoa jurídica, a CAIXA disponibiliza:


  • Carência de até 6 meses nas linhas de capital de giro e de aquisição de máquinas e equipamentos e prazo de até 60 meses para amortização;

  • Pausa de até três meses no pagamento de contratos de crédito PJ;

  • Isenção de cobrança de cesta de serviços por 90 dias;

  • Crédito parcelado com taxas pré-fixadas para empresários lotéricos e correspondentes CAIXA.

CAIXA Seguridade


A Central de Atendimento para sinistros e assistência terá equipe reforçada para atendimento aos moradores.


Para acionamento de sinistros, os clientes dos municípios atingidos pelo ciclone terão fluxo facilitado, com documentação simplificada, proporcionando celeridade ao atendimento.


A CAIXA Seguridade implementou ainda esteira ágil de sinistros, com procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil do Seguro Residencial. O prazo para análise é de dois dias úteis, bastando ao cliente enviar orçamento e fotos do imóvel. Para o Seguro de Vida, são três dias úteis após o envio do atestado de óbito.


Centrais de atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:


  • Caixa Seguradora: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492

  • Caixa Residencial: serviço de assistência, com atendimento 24 horas: 0800 722 4926. Para sinistros: 0800 722 4923

Central de atendimento para Seguro de Vida:


  • Caixa Vida e Previdência: serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492

Saque Calamidade do FGTS


Conforme anunciado na quarta-feira (6), a CAIXA vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas. De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre.


O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores.


Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para receber os valores, sem nenhum custo.

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.


Canais de atendimento


A CAIXA oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, dentre outros. Todas as opções podem ser consultadas no endereço: www.caixa.gov.br/atendimento.


Fonte: Caixa Notícias

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