Pedido caiu em exigência? Saiba como anexar documentos no Meu INSS
O cidadão pode enviar a documentação pelo site ou marcar atendimento pela central 135 e ser atendido na Agência da Previdência Social
Publicado em 04/08/2023 14h20 Atualizado em 04/08/2023 15h04
O segurado deu entrada em requerimento pelo aplicativo ou site Meu INSS e é avisado que o pedido "caiu em cumprimento de exigência". Calma. Tem como resolver! Essa ferramenta agiliza o processo de concessão de benefícios previdenciários.
E por que acontece? O cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais que precisam ser sanadas.
Ou seja, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações. Essas exigências são detalhadas pelo servidor do INSS e comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, pelo e-mail ou mensagem de texto (SMS).
É possível resolver essas pendências de duas maneiras:
1. Pelo Meu INSS: O primeiro passo é acessar o Meu INSS pelo endereço gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular. O segurado pode verificar quais são as exigências pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo em tempo real.
2. Agendamento pela central 135: Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao Meu INSS ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135. Nesse caso, será preciso comparecer à agência do INSS no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento.
Qual o tempo para cumprir exigência?
O prazo para o cumprimento dessas exigências é de 30 dias, contados a partir da data da ciência pelo interessado. Este prazo poderá ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado. Para mais informações sobre o cumprimento de exigência ou outros serviços do INSS, acesse o site oficial gov.br/inss ou entre em contato pela Central Telefônica 135, de segunda a sábado no horário de 7h às 22h (horário de Brasília/DF).
Confira o passo a passo
· Clique em Acessar com gov.br e entre na sua conta com o CPF e a senha
· Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”
· Clique no protocolo
· Responda que está cumprindo a exigência
· Agora anexe o seus arquivos clicando no +
· Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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