Projeto "CPF para todos" da Receita Federal participa da 2ª Edição do "Documenta Rio nas Escolas"
- Marketing | Sped Automation
- 14 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Iniciativa é do Comitê Municipal de Políticas para a Promoção de Documentação Civil (Comdoc-Rio).
Publicado em 14/08/2023 08h29
Nessa quinta-feira (11), a Receita Federal na 7ª Região Fiscal participou da 2ª Edição do "Documenta Rio nas Escolas" no Ciep Rubens Gomes em Costa Barros.
O "Documenta Rio nas Escolas" é uma iniciativa do Comitê Municipal de Políticas para a Promoção de Documentação Civil (Comdoc-Rio), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que organiza um mutirão para a retirada de documentação civil, auxílio jurídico, além de prestar informação sobre benefícios e serviços socioassistenciais na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
A Receita Federal participou prestando os serviços de CPF aos alunos e seus familiares. Além da Receita Federal, estiveram presentes o 14º RCPN, o Detran-RJ, a Defensoria Pública e a SMAS prestando atendimento social e do Cadastro Único.
Importância do CPF
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o principal cadastro de pessoas naturais do País. É o documento mais exigido para acesso a serviços públicos e privados. Não estar inscrito no CPF pode afastar o indivíduo da condição de cidadão.
Atenta a essa realidade, a Receita Federal vem investindo em melhorias tecnológicas, na disponibilização de serviços on-line, no atendimento por e-mail e em parcerias institucionais com órgãos intervenientes na cadeia documental do cidadão brasileiro.
Contudo, existe uma significativa parcela da sociedade que não consegue ser beneficiada por essas ações. Por esse motivo, é imprescindível que o acesso ao CPF seja ampliado e compartilhado com órgãos que atuam no apoio à população em situação de vulnerabilidade social.
Aprimorar a oferta de serviços de CPF para esta parcela da população é uma oportunidade para a aproximação da Receita Federal com a sociedade. Além dos indivíduos diretamente beneficiados pelo serviço de CPF, todos os agentes envolvidos no apoio e suporte à essa população serão impactados pela atuação da Receita Federal.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Posts Relacionados
Ver tudoNovidade anunciada pelo Banco Central estará disponível a partir de setembro de 2025. O Banco Central anunciou no dia 3 de abril uma...
No entanto, medida levará segurança jurídica para o setor. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu na...
LDO prevê apenas R$ 83 bi para o piso de investimentos e o custeio da máquina pública. Nos anexos do projeto da Lei de Diretrizes...
Comments