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Saiba como anexar documentos no Meu INSS para cumprir exigência

Existem casos em que o pedido fica parado no sistema por falta de algum documento. Confira como proceder


Publicado em 13/11/2023 11h44 Atualizado em 13/11/2023 14h25


O aplicativo ou site Meu INSS tem sido uma importante ferramenta para agilizar o processo de concessão de benefícios previdenciários. Isso ocorre porque, pelo Meu INSS existem mais de 100 serviços à disposição das pessoas, que não precisam se deslocar até uma Agência da Previdência Social para fazer ser requerimento. Ou seja, o INSS está à um "clique" de distância. No entanto, às vezes falta algum documento ou estão ilegíveis, neste caso o pedido "cai em cumprimento de exigência".


O cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais que precisam ser sanadas. Ou seja, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações. Essas pendências são comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS).

Importante destacar que o prazo para o cumprimento de exigências é de 30 dias, contados a partir da data da ciência pelo interessado. Este prazo poderá ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado.

Conheça os canais


1. Pelo Meu INSS: O primeiro passo é acessar o Meu INSS pelo endereço gov.br/meuinss ou pelo aplicativo para celular. O segurado pode verificar quais são os pedidos pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo.

2. Agendamento pela Central 135: Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao Meu INSS ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135, as ligações são gratuitas para celular e telefone fixo. Nesse caso, será preciso comparecer à agência do INSS no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados. A documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento. A central funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília). Passo a passo


· Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS

· Clique em Acessar com gov.br e entre na sua conta com o CPF e a senha

· Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”

· Clique no protocolo

· Responda que está cumprindo a exigência

· Agora anexe o seus arquivos clicando no +

· Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido

Martha Imenes/Ascom


Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

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